Melhores Covers de 2014 - Top 40 Covers Internacionais (Parte 1)

Repleto de boas covers, o ano de 2014 está terminando com um saldo bem positivo. Parece ser repetitivo, mas ano após ano o número de covers só aumenta, quer sejam aquelas gravadas para eventos especiais como shows ou programas de rádio, TV ou internet, ou quer sejam aquelas feitas para discos só de covers (sem falar das inúmeras homenagens em formato de discos tributos).

Por essas e outras, em 2014 decidimos primeiramente por uma listinha contendo as 40 melhores versões feitas por artistas internacionais. Temos um pouco de tudo nela: tem cover de Bryan Ferry, tem releitura do hit oitentista da banda Foreigner feita por Ryan Adams, tem o Vampire Weekend reinterpretando um sucesso de Andrea Bocelli... Mas isto é só um aperitivo. Vamos publicar também uma lista de covers nacionais. Ou seja, há muito mais por vir!

Como a lista está extensa, vamos dividi-la em dois posts. Esperamos que gostem...

40 - Seasons In The Sun - Damon Albarn (Original: Jacques Brel / Rod McKuen)
Damon gravou esta cover de uma famosa canção francesa em formato totalmente acústico durante sua entrevista sobre o lançamento de seu novo disco solo, Lonely Press Play, concedida à rádio BBC 2.


39 - Motownphilly - Arcade Fire (Original: Boyz II Men)
Neste ano, durante a turnê do álbum Reflektor, a banda canadense Arcade Fire decidiu fazer uma cover que tinha ligação com a cidade do show. E assim surgiu a ideia de tocar Motownphilly, do Boys II Men, durante uma apresentação na Philadelphia.


38 - Love - Beck (Original: John Lennon)
Com uma roupagem mais moderna, Beck Hansen acertou em cheio ao fazer esta cover para a tradicional compilação anual Sweetheart, lançada sempre no Valentine's Day nos EUA e na Europa.


37 - The Temple Of The King - Scorpions (Original: Rainbow)
A banda alemã Scorpions regravou com êxito e louvor esta que uma das clássicas canções da banda Rainbow, cujo vocalista era ninguém mais e ninguém menos que o lendário Ronnie James Dio. Esta cover está no álbum tributo lançado neste ano intitulado Ronnie James Dio This Is Your Life.


36 - Finding You - Norman Blake & Joe Pernice (Original: The Go-Betweens)
Uma ótima rendição acústica de Norman Black e Joe Pernice para este clássico do rock australiano da década de 70.


35 - Walk Unafraid - First Aid Kit (Original:  R.E.M.)
Esta ótima versão feita pelo duo sueco possui uma pegada mais folk rock, com percussão mais presente que na canção original. Ela faz parte da trilha sonora do filme Livre, que será lançado em Janeiro de 2015 no Brasil.


34 - Peace Like A River - Kevin Lee Florence (Original: Paul Simon)
Nesta cover feita pelo jovem cantor norte-americano, destaque para os teclados e efeitos eletrônicos, que se encaixam perfeitamente no violão folk.


33 - F For You - Bombay Bicycle Club (Original: Disclosure)
Excelente cover com uma levada totalmente funkeada, uma reconstrução total se comparada com a original do duo eletrônico Disclosure.


32 - Looking For A Place To Happen - Justin Rutledge (Original: The Tragically Hip)
Esta cover não possui a mesma urgência que a versão original rock'n'roll do Tragically Hip. Porém, isso não é demérito algum, afinal Justin Rutledge conseguiu moldá-la para o seu folk, dando mais sentimento à letra.


31 - Stranger In Moscow - Tame Impala (Original: Michael Jackson)
A banda de rock australiana mantém praticamente a mesma linha de teclados e batidas eletrônica, porém, ao seu modo, consegue adicionar uma camada de efeitos eletrônicos que reverbera repetidamente durante toda a execução da música. O resultado obtido é muito bom, fazendo uma bela homenagem ao rei do pop.  


30 - Black Sabbeth - Gonga feat. Beth Gibbons (Original: Black Sabbath)
O lado sombrio da voz de Gibbons se encaixou perfeitamente ao instrumental heavy metal da banda Gonga feito para este clássico do obscurantismo "Sabbathico". E olha que nem precisou da ajuda do senhor das trevas, Ozzy Osbourne.


29 - Con Te Partirò - Vampire Weekend (Original: Andrea Bocelli)
O Vampire Weekend sempre nos surpreende ao fazer covers. E desta vez não foi diferente. O hit do tenor italiano Andrea Bocelli recebeu leves toques de reggae e dub, regado a teclados e efeitos eletrônicos que o deixou mais pop do que clássico.


28 - Venus And Mars / Rock Show - Kiss (Original: Paul McCartney & The Wings)
É incrivelmente surpreendente constatar que Venus And Mars / Rock Show caiu como uma luva para o Kiss. Se não soubesse que é um rebento de Sir Macca, talvez concluiria erroneamente que a cover fosse uma composição original do Kiss.


27 - I Want To Know What Love Is - Ryan Adams (Original: Foreigner)
Belo trabalho de Ryan Adams na releitura deste clássico do rock "dor de cotovelo" dos anos 1980.


26 - Do I Wanna Know - Sam Margin & Heidi Lenffer (Original: Arctic Monkeys)
Esta cover feita pelos artistas australianos segue com perfeição as linhas da música original. Porém, o vocal feminino de Heidi Lenffer deixa a reinterpretação muitas vezes um passo à frente da original. 


25 - Every Little Thing She Does Is Magic - Afghan Whigs (Original: The Police)
O "beat" de Greg Dulli e cia. é bem diferente do Police. Por isso, não é de surpreender que esta cover trouxe uma nova visão sobre o clássico do power trio inglês. O passo ficou mais lento, mas nem por isso a música perdeu qualidade.


24 - Johnny & Mary - Todd Terje feat Bryan Ferry (Original: Robert Palmer)
Com a voz bem rouca, Ferry tratou de tirar a velocidade que a música original possuía e colocou mais sentimentalismo na interpretação, deixando-a até mais bonita. E os arranjos eletronicos de Todd Terje são perfeitos!!!


23 - Ever Fallen In Love (With Someone You Shouldn't've) - Paolo Nutini (Original: Buzzcocks)
O punk rock de três acordes do Buzzcocks se adaptou bem a esta versão atualizada feita por Paolo Nutini e banda, com teclados e bateria eletrônica, que às vezes chega até a lembrar um pouco o Vampire  Weekend.


22 - Go Your Own Way - Bleachers feat. Lauren Mayberry (Original: Fleetwood Mac)
A banda novaiorquina da nova geração de indie rockers, Bleachers, contou com a ajuda da vocalista escocesa do Chvrches, Lauren Mayberry, para refazer este que é um dos grandes clássicos da discografia do Fleetwood Mac.


21 - And I Love Her - Broken Bells (Original: The Beatles)
Quando James Mercer não está à frente do The Shins, ele trabalha em seu projeto paralelo chamado Broken Bells em parceria com o músico e produtor Danger Mouse. Desta vez, em comemoração dos 50 anos da apresentação dos Fab Four no Ed Sullivan Show, Mercer e Danger Mouse mandaram uma ótima cover de And I Love Her.


Boas festas e confiram a continuação na parte 2 deste Top 40!

Persiolino

Um comentário:

Comente aqui!!!