0392 - Sunday Girl - She & Him [2013]

Quando o assunto é new wave, Debbie Harry é a musa absoluta do gênero. Afinal, além de ser a vocalista do Blondie, ela recebeu uma homenagem do B52s, uma das principais bandas do movimento, que fez uma música que leva seu nome, Debbie. Mas a loira não conquistou a fama sozinha: ao lado de Chris Stein, Clem Burke e Jimmy Destri, esteve à frente do Blondie de 1976 a 1982 - o grupo contou com diversos outros integrantes ao longo dos anos, especialmente de 1997 até a atualidade, quando retornou aos estúdios e palcos ao lado dela.

Embora Heart of Glass seja uma das canções mais famosas e veneradas da banda, jamais recebeu uma cover à altura. Felizmente, Sunday Girl, outro hit do Blondie, conseguiu inspirar uma dupla de artistas bastante querida na cena indie pop: She & Him. Aliás, se Debbie é uma musa new wave, Zooey Deschanel é uma musa indie pop. Além da beleza e da linda voz, as cantoras compartilham outra coisa em comum: elas são atrizes - e ambas são muito melhor ao microfone do que diante das câmeras.

O single de Sunday Girl foi lançado em 1978, após Heart of Glass (as canções fazem parte do mesmo álbum, Parallel Lines). Apesar de ter feito bastante sucesso em países como Reino Unido, Irlanda, Áustria, Noruega e Suíça, não chegou a ser lançado nos Estados Unidos, berço da banda novaiorquina. 


Sunday Girl foi escrita pelo guitarrista do Blondie, Chris Stein, e tem uma versão em francês, que foi lançada como lado B apenas na França, Reino Unido e Holanda. Além disso, a banda também lançou uma versão bilíngue, que figura nas coletâneas de 1981 e de 2002.

Ao gravar Sunday Girl, em 2013, a dupla formada por Zooey e M. Ward escolheu justamente a versão bilíngue. Inserida no álbum Volume 3, a cover faz jus à original, mantendo o estilo, mas com uma releitura que lembra mais uma música dos anos 1960 do que uma canção new wave da virada da década de 1970 para 1980. Com uma voz mais grave do que a de Debbie, Zooey respeita seus limites vocais sem querer imitá-la. Já os riffs de M. Ward são mais discretos, diminuindo o ritmo dançante, sem desmerecer a música original.



Postar um comentário

7 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Infonya super sekali, terimakasih semoga sukses

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=X-OaeekqAV4&feature=youtu.be
    Eu ouvi esse cover e achei bem legal!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. terima kasih atas informasinya. mudah-mudahan bermanfaat untuk para pembaca.
    semangat berkarya

    ResponderExcluir
  5. Em setembro de 2012, Blondie saiu em turnê americana com Devo, num total de 12 shows. Os shows eram gravados e vc podia sair do teatro com sua cópia, em CD de excelente qualidade e com capa personalizada, ao final da apresentação.
    No final de 2013 foi lançado o ótimo CBGB, filme sobre a famosa casa novaiorquina que foi celeiro de muitas bandas. Debbie estava lá, com Blondie!

    ResponderExcluir