0398 - O Susto - Ronnie Von [1968]

O que você sabe de Ronnie Von? Eu não sei quase nada exceto o fato de me parecer hoje um bom apresentador que canta músicas cafonas e que na época da Jovem Guarda foi moço boa pinta, que arrebatava os corações das donzelas e que cantava canções românticas. Este era o estereótipo que logo aparecia na minha mente.

Pois bem, eu além de não saber nada, estou redondamente enganado sobre o artista Ronnie Von. Recentemente descobri graças a internet que Ronnie Von foi sim algo muito além deste estereótipo. Foi um artista revolucionário para o seu tempo. E isto se prova por vários fatos de sua carreira mas está materializado em 3 discos de estúdio lançados entre 1968 e 1970: o homônimo Ronnie Von (1968), A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre Contra o Império de Nuncamais (1969) e A Máquina Voadora (1970).

São todos trabalhos vanguardistas que contam com uma sonoridade experimental, psicodélica, cheia de efeitos especiais, com instrumental clássico misturado a guitarras elétricas e letras influenciadas pela poesia concretista, praticamente uma tentativa de fuga na contramão da imagem de bom moço e músicas bonitinhas e românticas. Se você tem dúvidas destas confirmações, assista o documentário “Ronnie Von: Quando éramos príncipes”, do jornalista Ricardo Alexandre, dirigido por Caco Souza, exibido em 2013 nos canais Globosat.


Desta época, a escolha de Ronnie por versões não eram tão óbvias assim. Apesar de sempre tocar Beatles em seu programa, Ronnie com certeza ouviu outros tantos de músicas vanguardistas dos anos 60. E foi desta época que ele gravou uma versão da música Spooky da banda norte-americana Classics IV...

Spooky é originalmente uma música instrumental feita pelo saxofonista Mike Sharpe e Harry Middlebrooks Jr. em 1967.


Porém a versão mais conhecida de Spooky foi feita em 1968 quando guitarrista James Cobb da Classics IV e o produtor Buddy Buie escreveram uma letra para música centrada na estória de um romance de um garoto com uma “pequena garota assustadora”.


Após o lançamento deste cover feito pelo Classics IV, Spooky chegou ao topo das paradas norte-americanas e, a partir de então, foi regravada várias vezes por diversos artistas entre eles Dusty Springfield, Percy Sledge, Martha and Vandellas e até pelo saudoso R.E.M. em 1998. Porem nada é tão legal quanto a versão em português feita por Ronnie Von. Spooky virou O Susto e sua adaptação não foge da temática original. Nem os arranjos são tão diferentes assim. Ronnie acertou em cheio na escolha desta canção - por não ser óbvia e nem estar ligada diretamente a uma temática “romantiquinha” - bem como acertou na letra, onde não cometeu malabarismos idiomáticos para adaptá-la para o português.


Se você achou que Ronnie Von foi apenas um rostinho bonito e que hoje é um apresentador cafona, pesquise, estude e se informe pois sua história poderá te dar um bom "susto".

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Eu sabia dessa veia psicodélica dele, li uma Bizz há anos que fez uma matéria sobre esse bolachão, infelizmente não tenho mais a revista.

    ResponderExcluir
  2. arrebenta os coraçoes

    ResponderExcluir