0412 - Cocaine - Eric Clapton [1977]

Ao primeiro acorde todo mundo já sabe de que música se trata, Cocaine é um hino do rock and roll, mas a grande maioria acha que foi uma gravação original de Eric Clapton. Como eu achava...

Também no SongPop descobri que J.J.Cale foi quem escreveu e gravou primeiro. Na verdade só descobri que Eric Clapton a regravou, depois fui atrás de quem era J.J. Cale.

John Weldon Cale nasceu nos Estados Unidos, faleceu em 2013 e era uma pessoa introspectiva, avessa ao sucesso. Influenciou Clapton, Mark Knopfler (percebam no vídeo como o estilo de cantar de J.J.Cale é o mesmo usado por Mark) e Neil Young. E só ganhou um Grammy em 2008, colaborando com Eric Clapton no álbum The Road to Escondido.

Além de Cocaine, Cale escreveu After the Midnight (gravada por Eric Clapton); Call me the Breeze (gravada pelo Lynyrd Skynyrd), entre outras canções.

Sua versão para Cocaine é mais "lenta", mais lisérgica (ou country?) do que a de Clapton, pelo menos para mim. Tirem suas próprias conclusões...


Eric Clapton, ou deus da guitarra, é inglês, mas vive há anos nos Estados Unidos. Talvez por ter grandes influências do Blues em seu repertório tenha escolhido ficar perto de seus ídolos. Como no caso da nossa postagem,  J. J. Cale com quem trabalhou ao longo dos anos em várias parcerias musicais.

Clapton não toca há anos em seus shows Cocaine pela visão dúbia que as pessoas têm da letra, para Eric sempre será uma canção antidrogas, o que não é para muita gente e por esse motivo, ele deixou de tocá-la. Mas ninguém consegue desvencilhar Cocaine dos acordes de Mr. Clapton, uma pena que outros tenham uma visão de que seja uma apologia, só perdemos em não ouvir nos shows do deus.

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Sempre achei a versão do Clapton superior a do Cale. E por anos sempre achei que esta fosse uma música do Clapton e não do Cale...

    ResponderExcluir