0415 - Old Photographs - Jim Capaldi [1981]

A felicidade só pode ser completa se você for bem-sucedido profissionalmente, tiver posses – casas, carros, etc; ter um bom casamento, filhos, viagens e estar na cidade grande. Será? Muitas vezes, ainda mais em tempos de redes sociais onde todos são felizes e perfeitos como num comercial de margarina, nos comparamos e talvez nos pressionamos a sermos felizes para sociedade e assim não encontramos a nossa verdadeira felicidade dentro de nós.

A música Casinha Branca do cantor Gilson, lançada em 1979, composta em conjunto com os compositores Joran e Marcelo traz à tona um sonho atemporal: o de viver uma vida harmoniosa com paz interior, uma vida simples, humilde e feliz, longe da correria das grandes cidades onde podemos ver o sol nascer.

Dado o sucesso de Casinha Branca, que foi regravada por vários artistas como Maria Bethânia, Fabio Jr. e mais recentemente Roberta Campos, creio que este sonho de simplicidade seja o de milhares pessoas no mundo.


Em busca de sua "casinha branca", o cantor, compositor e baterista inglês Jim Capaldi (ex-Traffic) encontrou o verdadeiro amor de sua vida no Brasil, ao lado da baiana Ana Campos Capaldi. Em 1975 eles se casaram e de 1977 a 1980 moraram no Rio de Janeiro. Foi nesta época que o casal teve duas filhas e também atuaram em várias organizações sociais que apoiam causas para cuidar de crianças de ruas e ações ambientais. Com certeza foi de sua vivência no Brasil que fez com que Jim se aproximasse dos artistas brasileiros e, talvez por isto, anos mais tarde ele viria a regravar Anna Julia dos Los Hermanos, com a participação de George Harrisson nas guitarras – história já contada aqui no 1001 Covers.

Porém a prova mesmo que ele era apaixonado pelo país está registrado no disco Let The Thunder Cry de 1981. É neste disto que ele lançou a música Favela Music composição que fala diretamente sobre a cultura popular e os problemas sociais brasileiros.

E foi neste disco também que Jim gravou uma cover sensacional de Casinha Branca intitulada Old Photographs. A adaptação para o inglês não é uma tradução direta da letra original. Porém sua melodia e a essência continuam as mesmas. Old Photographs e Casinha Branca mostram que muitas vezes a felicidade não está lá fora e sim se encontra dentro do lar junto dos familiares, dentro de nossas "casinhas brancas" e que, muitas vezes podem estar registradas em velhas fotografias.

Persiolino

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Hehehe, mais ou menos! Fique surpreso em encontrar esta cover. Porém agora faz sentido para mim ele ter regravado Anna Julia.

      Excluir

Comente aqui!!!