0419 - This Magic Moment - Lou Reed [1995]

A maioria das covers que escuto, descubro ao acaso. E a deste post é um ótimo exemplo disso: estava assistindo ao primeiro episódio da série Abstract: The Art of Design, da Netflix, quando escutei uma música do Lou Reed (1942-2013), nos minutos finais, e pensei "essa eu não conheço". Dei um Google e descobri que se tratava de This Magic Moment. Ao pesquisar o álbum correspondente à música, tive uma surpresa ao constatar que se tratava de uma cover.

Escrita em 1960 por Doc Pomus (1925-1991), pseudônimo de Jerome Solon Felder, e pelo pianista Mort Shuman (1936-1991), This Magic Moment foi gravada no mesmo ano por Ben E. King and the Drifters. Ao lado de Shuman, Doc Pomus escreveu algumas canções populares gravadas por Elvis Presley, como Surrender, Little Sister, Suspicion e Viva Las Vegas.

A importância de Doc Pomus para a história da música é tão grande que ele foi incluído na Rock and Roll Hall of Fame, na Songwriters Hall of Fame e na Blues Hall of Fame. Além disso, Nick Hornby e Ben Folds escreveram uma música em homenagem a ele, batizada com o seu nome. Ela está no álbum Lonely Avenue, uma parceria entre o escritor britânico e o ex-integrante do Ben Folds Five.

Confira a seguir a primeira versão de This Magic Moment, que com certeza deve ter marcado presença em muitos bailinhos da década de 1960.


A cover de Lou Reed para This Magic Moment foi gravada em 1995 para o álbum Till the Night is Gone: A Tribute to Doc Pomus. Outros nomes de peso que colaboraram com a obra, interpretando covers de antigos sucessos escritos por Doc Pomus, foram Bob Dylan, B.B. King, Brian Wilson, Solomon Burke, Dr. John e The Band.

A releitura rocker de Reed é marcada pelos riffs de guitarra, onipresentes em suas músicas, e pela interpretação mais emotiva do que o tom seco usual. Na verdade, é até difícil imaginar que a original seja uma típica canção de bailinho do início dos anos 1960, embora a letra romântica e ingênua seja característica da época. A cover, aliás, também faz parte da trilha sonora de A Estrada Perdida (Lost Highway, 1997), de David Lynch.

Curiosamente, Reed tinha algumas semelhanças com Doc Pomus, além do talento musical: ambos nasceram no Brooklyn, em Nova York, e eram de famílias judaicas.


Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Lou Reed parece que sempre se "apropria" da música quando se lançava para regravar uma música de outro artista. Muito boa versão!

    ResponderExcluir