0420 - Lithium - The Polyphonic Spree [2007]

Há alguns anos, publiquei aqui no 1001 Covers uma versão de Lithium, do Nirvana, feita pelo grupo brasileiro Trash Pour Four (confira aqui). A cover havia sido gravada em 2006, em um ritmo que lembra bastante bossa-nova, sem perder o ar grunge da canção original do trio formado por Kurt CobainKrist Novoselic e Dave Grohl

Lithium foi o terceiro single do álbum Nevermind (1991), um dos mais importantes da história da música. Até os dias de hoje, a música é sucesso nas emissoras de rádio dedicadas ao gênero rock e até em baladas mais alternativas, com uma letra ácida e um som para pular.


Em 2007, um ano após o Trash Pour Four mostrar sua versão abrasileirada do sucesso do Nirvana, um supergrupo norte-americano fez uma releitura bastante enérgica de Lithium: The Polyphonic Spree. A cover, aliás, ficou tão famosa que integrou uma lista da Paste Magazine com as 30 melhores covers da década passada, conquistando a sétima colocação (veja nosso post sobre essa lista aqui).

O Polyphonic Spree parece uma seita religiosa formada por hippies. A banda de Dallas, no Texas, se define como "coral rock sinfônico" - seja lá o que isso quer dizer. Vale destacar que a guitarrista St. Vincent já passou pelo grupo.

Aliás, uma referência pop bastante bacana pode ser vista no filme A Grande Aposta (The Big Short), um dos melhores lançados no Brasil em 2016, que tem uma cena ao som desta cover do Polyphonic Spree, que cai como uma luva com a narrativa um tanto debochada desta premiada comédia dramática.


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.