Cover Playlist - Tributo: 6 covers em homenagem a Dolores O'Riordan


Quando adolescente, o walkmen era para o mim o smartphone daquela época. Não saía de casa sem ele. Os K7s, repletos de rocks dos anos 80 e 90, a maioria contendo músicas gravadas das rádios FM, foram os meus melhores companheiros da época. Quando meu pai comprou um som 3 em 1 com tocador de CD, o primeiro CD que passei para o K7 foi justamente Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We? da banda irlandesa Cranberries, da maravilhosa cantora e compositora Dolores O’Riordan. Aquela fita passou meses dentro do walkmen. 

Dias atrás, ao saber da morte de Dolores, senti que havia perdido de certa forma uma amiga que me acompanhava seja para ir à padaria ou para escola. Suas músicas, seus poemas, sua incrível voz, além de me acompanhar e entreter, me ajudou a aprimorar o idioma inglês, e que, de certa forma, me ajudou a obter meu primeiro emprego.

Com o olhar de hoje refletindo sobre o cenário musical de quando o Cranberries surgiu, a voz feminina de Dolores despontou num mundo dominado pelo grunge de vozes masculinas guturais, de tons enevoados sobre o futuro. Dreams, primeiro grande hit da banda, com a voz delicada e potente ao mesmo tempo de Dolores, era um sopro de esperança e um contraponto para a juventude da época. Em seguida, o sucesso de Linger veio como um antídoto para os adolescentes envenenados por amores não correspondidos. Zombie, grande hit do segundo disco No Need To Argue, mostrava que o lado “rock pesado” de Dolores tinha uma preocupação com as crueldades das guerras e disputas que assolavam o mundo.

Com estas canções e muitas outras, uma geração de fãs se formou. Certamente alguns deste se tornaram artistas hoje e foram influenciados pela banda irlandesa. Por esta razão podemos comprovar todo este sucesso ao ouvir diversas covers de músicas dos Cranberries. Então, selecionamos aqui 6 ótimas versões para relembrar e homenagear o legado de Dolores O’Riordan:

06 - Passion Pit - Dreams [2010]
A banda norte-americana de indie eletronic fez uma ótima versão cheia de sintetizadores gravada para a edição de luxo do álbum Manners.


05 - Hateen - Ode To My Family [1996]
O Hateen, banda paulistana da ZL gravou o disco Hydrophobia em 1996 contendo faixa bem inusitada e surpreendente. Eles mandaram uma cover da balada Ode To My Family numa pegada hardcore "acelerado e melódico". E não é que ficou boa pra ca*#!@!


04 - Shamir, The Dove & The Wolf, Sad13 e Queen Of Jeans - Linger [2017]
Passou batido: gravada em setembro de 2017 não colocamos na nossa lista de Melhores Covers de 2017 esta ótima versão feita por um grupo de talentosos de artistas do cenário indie da cidade de Filadélfia, EUA. Foi uma bela homenagem aos Cranberries antes do triste acontecimento em janeiro de 2018.


03 - Bonnie Prince Billy ou Will Oldham - Dreaming My Dreams [1999]
Essa cover foi gravada pelo cantor e compositor norte-americano Will Oldham (conhecido também sob o pseudônimo Bonnie "Prince" Billy) para o EP Dream Of A Drunk Black Southern Eagle. Este trabalho foi lançado primeiramente na França e foi distribuído gratuitamente para os assinantes do jornal Libération. Bela releitura, contendo uma base bem crua de guitarras.


02 - Cordell - Delain [2013]
A banda holandesa Delain gravou para o disco Interlude uma belíssima versão para esta canção lançada originalmente no disco To The Faithful Departed. Total destaque para a linda voz da vocalista do Delain Charlotte Wessels.


01 - Zombie - Choir! Choir! Choir! [2016]
Não há muito o que dizer, apenas se emocionar. Este belíssimo coral de Toronto no Canadá fez em 2016 a melhor versão de todos os tempo de Zombie, em minha opinião. Basta ouvi-la para marejar os olhos.


A morte de Dolores, obviamente muito sentida por sua família, namorado, filhos, pais e familiares, creio ser também muito sentida por todos os artistas que viveram aquela época e por uma legião de fãs que, como eu, a acompanhou por anos. Mas ao menos temos as covers e a obra dos Cranberries para matar a saudade de Dolores O'Riordan. 

Sua voz e sua arte serão certamente eternamente lembradas. Amiga Dolores, descanse em paz!

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.