0462 - Gimme Some Truth - Generation X [1978]


Nunca antes na história deste país estivemos tão divididos e cheio de rancor entre seus comuns.

De um lado, os que propagam a mentira de serem o lado bonzinho e democrático, que executaram o maior plano de controle do poder por meio da corrupção, e criou a maior máfia que já existiu neste planeta e ainda apoiam didaturas como a Venezuelana e a Cubana. De outro, os defensores da volta da ditadura militar, chauvinisitas,  armamentistas, misóginos, racistas que adotaram o liberalismo economico, um ideal que tentam sustentar mas que não correspondem aos pensamentos por eles mesmos propalados.

Estas eleições das “Fake News” fazem com que ambos os lados induzam erroneamente as pessoas a acreditarem em mentiras. Na verdade, os pleitos sempre foram assim, cheio de mentiras e de troca de acusações de ambos os lados. O que mudou na verdade aqui em 2018 foi a forma de propaga-las – foram totalmente turbinadas pelas redes sociais. Se pararmos para pensar em política, logo associaremos as retóricas dos candidatos com ladainhas e falsas promessas, independentemente do viés ideológico.

Em meio a todo este clima me lembrei da música Gimme Some Truth de John Lennon. Lançada em 1971 no discaço Imagine, Gimme Some Truth traz em sua letra de uma forma bem clara e direta o que minimamente qualquer cidadão deveria de obter dos seus políticos: o compromisso com verdade. Deixo aqui parte da tradução desta ótima letra de Lennon:

I'm sick and tired of hearing things from
(Estou doente e cansado de ouvir coisas vindas)
Uptight short sided narrow minded hypocritics
(De pessoas certinhas, míopes, hipócritas de mente fechada)
All I want is the truth, just give me some truth
(Tudo que eu quero é a verdade, me dê apenas um pouco de verdade)

I've had enough of reading things
(Estou farto de ler coisas vindas)
By neurotic psychotic pigheaded politicians
(De políticos neuróticos, psicóticos e cabeçudos)
All I want is the truth, just give me some truth
(Tudo que eu quero é a verdade, me dê apenas um pouco de verdade)

No short-haired, yellow-bellied,
(Nenhum careta, covarde)
Son of Tricky Dicky's
(Filho de Tricky Dicky)
Gonna mother hubbard soft soap me
(Vai ficar me ludibriando)
With just a pocket full of hopes
(Com um monte de promessas)
Money for dope, money for rope
(Dinheiro para drogas, ganhando dinheiro fácil)

I'm sick to death of seeing things from
(Estou cansado de ver coisas vindas)
Tight-lipped condescending mama's little chauvinists
(De chauvinistazinhos da mamãe, condescendentes, inarticulados)
All I want is the truth, just give me some truth
(Tudo que eu quero é a verdade, me dê apenas um pouco de verdade)

I've had enough of watching scenes from
(Estou farto de ver cenas vindas)
Schizophrenic egocentric paranoiac primadonnas
(De prima-donas esquizofrênicas, paranoicas egocêntricas) 
All I want is the truth just give me some truth
(Tudo que eu quero é a verdade, me dê apenas um pouco de verdade)


É incrível que uma composição feita há quase 5 décadas seja tão atual. Lennon a compôs em meio aos protestos contra a Guerra do Vietnam e ao escândalo de Watergate no governo do ex-Presidente norte-americano Richard Nixon. Contudo, Gimme Some Truth expõe tão claramente os nossos sentimentos sobre os políticos e política que caiu como uma luva para explicar a atual conjuntura brasileira.

Musicalmente, apesar do tom de protesto da letra, o ritmo empregado pela guitarra de George Harrison juntamente com o arranjo feio pela Plastic Ono Band, com a assessoria do produtor Phil Spector, leva a canção para um lado mais psicodélico “viajadão”, num quase protesto pacífico.

Só mesmo com o auge do punk rock e a sua filosofia do “faça você mesmo” que uma banda surgida em Londres em meados da década de 1970 conseguiu produzir uma versão de Gimme Some Truth que considero praticamente definitiva. O Generation X, grupo formado inicialmente por Billy Idol, Tony James e John Towe, gravou uma versão desta música de Lennon para seu primeiro disco de estúdio, lançado em 1978.

Com um ritmo mais acelerado e arranjos mais "desleixados" típicos dos punks, Gimme Some Truth revelou-se mais verdadeira neste tom mais rebelde, evidenciando seu protesto. Eis aqui uma gravação da cover feita pelo Generation X para o famoso programa de rádio do DJ John Peel:


Após esta cover do Generation X, outras bandas como o Primal Scream (2006) e o Anti-Flag (2018) regravaram versões de Gimme Some Truth baseadas nesta versão feita pela banda de punk rock londrino. Mais recentemente, em abril de 2018, num show dos Foo Fighters, Billy Idol subiu ao palco com a banda de Dave Grohl e apresentaram juntos uma ótima versão de Gimme Some Truth. Confira: 


É triste, mas, ao que tudo indica, teremos quatro anos custosos pela frente, seja qual for o lado vencedor. Não será fácil para um país que possui tantos problemas como o nosso melhorar nos quesitos economia, emprego, segurança, saúde e principalmente educação. Seja quem seja, acredito que o que todos os brasileiros querem minimamente destes vencedores é, como diz na canção, “a verdade, nos deem um pouco de verdade!”

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.