0465 - The Lonely Walker (Andança) - Jimmy Cliff [1968]


Dias atrás, descobri que um dos discos mais raros de um dos principais expoentes do reggae, Mr. Jimmy Cliff, foi curiosamente gravado no Brasil e não na Jamaica. Pois é, essa é talvez mais uma dessas histórias improváveis que só a música poderia nos presentear. 

O ano era 1968, época em que o mundo estava no ápice das revoluções culturais e de costumes liderado pela juventude. No Brasil, os festivais da canção em plena ditadura militar sob a égide do AI-5 mobilizavam a atenção de toda a população e chamavam a atenção do mundo para a excelente produção musical brasileira. Um desses festivais, o FIC – Festival Internacional da Canção organizado pela Rede Globo – contou com a participação de artistas de vários recantos do planeta. Entre os participantes estava Jimmy Cliff, que foi selecionado para representar obviamente a Jamaica com a canção Waterfall, composição do Patrick Campbell-Lyons e Alex Spyropoulos, fundadores da banda britânica Nirvana (não a lendária banda de Seattle). Este fato por si só já é curioso pois os autores da canção, um irlandês (Patrick) e um grego (Alex), iriam representar a Jamaica num festival no Rio de Janeiro.

De fato, Waterfall não ganhou o certame musical, mas deixou uma boa impressão na memória dos brasileiros. O jovem Jimmy Cliff, na época com apenas 21 anos, surpreendeu a todos com seu talento e sua desenvoltura em palco, chamando a atenção de produtores musicais. Cliff, que havia acabado de lançar um ano antes o seu primeiro disco de estúdio, Hard Road To Travel, pela gravadora Island Records, era um nome em ascensão mundial e sua presença no Brasil poderia render bons frutos para iniciar a difusão de seu trabalho por terras brasileiras e, além disto, no outro sentido, levar a música brasileira para outros mercados.


Então, aproveitando a passagem do jamaicano pelo Rio, segundo história contada pelo jornalista norte-americano David Katz num artigo publicado em 2014 para o site Red Bull Music Academy, o produtor e compositor maranhense Nonato Buzar – autor de sucessos como Vesti Azul e Não Vem Que Não Tem eternizados na voz de Wilson Simonal – foi selecionado por André Midani, então diretor da gravadora Philips (atual Universal Music), para produzir um disco de Cliff cantando algumas versões de músicas brasileiras e incorporar algumas faixas de Hard Road To Travel afim de alavancar sua divulgação.

O disco recebeu o título Jimmy Cliff In Brazil e contém, além de Waterfall é claro, faixas como I've Got A Feeling (grafado incorretamente no disco com título de Feeling) e Give and Take do disco Hard Road To Travel, além das sensacionais adaptações para o inglês de Andança e Vesti Azul e a cover de Serenou (cantada por Cliff num português quase indecifrável).


Nos dias de hoje este disco se tornou raridade. Para obtê-lo fisicamente, só mesmo comprando de colecionadores por uma bagatela de 500 reais. Mas graças ao YouTube e aos amantes da música que compartilham pérolas com o mundo, encontrei a faixa The Lonely Walker que é justamente a tal adaptação de Andança contida neste raro registro.

Andança, para quem não sabe ou não se lembra, é a música que lançou Beth Carvalho para o grande público. Composta por Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi, a canção que fala da caminhada de um andarilho romântico ao encontro de sua amada ficou em terceiro lugar justamente naquele FIC de 1968 em que Jimmy Cliff participou.

A belíssima interpretação de Beth Carvalho com o grupo Golden Boys é considerada até hoje um dos maiores sucessos da extensa carreira da Madrinha do Samba. Em 2016 na ocasião da comemoração dos seus 70 anos de idade, o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou uma lista onde Andança figurou no primeiro lugar dentre as músicas mais executadas de Beth Carvalho em rádios, shows e casas de shows.


Apesar de tanto sucesso no Brasil, poucos de nós tinham conhecimento da existência desta adaptação de Andança gravada por Cliff. A gravação de The Lonely Walker possui participação da cantora brasileira Regininha do Trio Esperança, cantando em inglês em dueto com o jamaicano. Não descobrimos realmente quem fez a adaptação, mas se supõe que a autoria seja do próprio Jimmy Cliff.

Mais acelerada que a canção original, e mais puxada para o estilo jazz, funk, soul brasileiro que consagrou a parceria de Buzar e Simonal, The Lonely Walker tem olhar diferente, mais positivo talvez, para uma canção originalmente mais "tristonha" apesar de trazer uma mensagem de sempre ter esperança no verdadeiro amor.

Esta cover se trata de um registro raro que nem mesmo o site oficial do artista traz menções a respeito. Fatos insólitos que deixam a história de uma música como Andança menos completa. Fatos que mostram uma ligação do reggae com a MPB e o samba. Fatos que só a música nos proporciona. Retratos de uma época em que era mais comum ver artistas estrangeiros bebendo da fonte musical brasileira.


Fontes:

Buscar por "Jimmy Cliff In Brazil 1968" - Discogs. Disponível em: https://www.discogs.com/Jimmy-Cliff-Jimmy-Cliff-In-Brazil/release/5411933 - acessado em 08 de Fevereiro de 2019.

SILVEIRA, Matilde. Pioneiro do reggae, Jimmy Cliff brilha no Festival da Canção em 1968, no Rio - Acervo de O Globo. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/pioneiro-do-reggae-jimmy-cliff-brilha-no-festival-da-cancao-em-1968-no-rio-22535149 - acessado em 08 Fevereiro de 2019.

NIEDERAUER, Bruxo. Jimmy Cliff In Brazil - 1968 - Blog A Caverna do Bruxo. Disponível em: https://acavernadobruxo.blogspot.com/2011/12/cliff-in-brazil-1968-historia-deste.html - acessado em 08 de Fevereiro de 2019.

KATZ, David. RIP Nonato Buzar, Brazilian Songwriter and Producer - Red Bull Music Academy Daily. Disponível em: https://daily.redbullmusicacademy.com/2014/02/nonato-buzar-rip - acessado em 08 de Fevereiro de 2019.

CARDOSO, Valdir José. Roberto Frejat - "Vesti Azul" - Blog do Cardosinho. Disponível em: https://cardosinho.blog.br/musica/roberto-frejat-vesti-azul/ - acessado em 09 de Fevereiro de 2019.

Levantamento inédito sobre a obra de Beth Carvalho nos 70 anos da Madrinha do Samba - ECAD. Disponível em: https://www2.ecad.org.br/pt/noticias/noticias-do-ecad/Paginas/Ecad-apresenta-levantamento-in%C3%A9dito-sobre-a-obra-de-Beth-Carvalho-nos-70-anos-da-Madrinha-do-Samba.aspx - acessado em 09 Fevereiro de 2019

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.