0472 - Girls Just Want To Have Fun - Cyndi Lauper [1983]


Sinto muito em dizer que Girls Just Want To Have Fun não é uma composição original da Cyndi Lauper. Pois é, os anos 80 estão recheados destas surpresas. Muitos hits daquela década se tratavam na verdade de covers e isto era pouco divulgado até com batalhas comerciais e de interesse em relação aos créditos de composição.

Girls Just Want To Have Fun é na verdade uma composição original de Robert Hazard. Filho de um tenor de óperas, a música esteve presente na vida Hazard desde cedo. Durante os anos 70, Hazard com seus 20 e poucos anos já fazia shows em bares e cafés locais na Philadelphia, sua cidade natal. Em 1979, Hazard compôs Girls Just Want To Have Fun em 20 minutos no banheiro. Alguns dias depois, ele a apresentou para Bill Eib, seu gerente musical na época. Eib atualmente famoso por ser um especialista em descobrir novos talentos ficou impressionado com a canção. Hazard disse a Eib “eu escrevi isto em 20 minutos. É uma canção bestinha. O que você achou?”. Eib não podia acreditar que Hazard havia escrito uma canção tão boa em tão pouco tempo.


A porta para o sucesso surgiu para Robert Hazard quando Kurt Loder, da revista Rolling Stone, entrou em um bar onde Hazard tocava com sua banda, Robert Hazard and The Heroes. Loder e Hazard ficaram conversando até de madrugada e, alguns meses depois, em novembro de 1981, havia uma página dupla sobre a banda de Hazard na Rolling Stone, na qual Loder escreveu: "Como Springsteen, Hazard é o dono do palco. No momento em que ele pisa, suas músicas se tornam hinos artisticamente trabalhados em um barítono poderoso e ricamente inflado". Nesta época, Hazard estava lançando um EP puxado pelas músicas Change Reaction e Escalator Of Life, faixa que dava nome ao EP, ambas destacadas na reportagem de Loder. O som e o EP eram predominantemente Rock e New Wave, mas também trazia outros estilos, como no caso da cover de Blowin 'in The Wind de Bob Dylan.

Logo depois da reportagem na Rolling Stone, a gravadora RCA contratou Hazard e lançou uma versão aprimorada de Escalator Of Life, que não obteve um sucesso nacional. Parecia então que o destino de Hazard era mesmo o de ser sempre lembrado como um artista local para a população da Philadelphia.

Eis que chega o ano de 1983, quando o produtor de Cyndi Lauper, Rick Chertoff estava à procura de material para o disco She's So Unusual. Rick Chertoff era da mesma turma de Hazard na Universidade da Pensilvânia. Segundo Hazard, Rick sempre soube da existência Girls Just Want To Have Fun e costumava elogiar a canção. Quando Rick se encontrou profissionalmente com Cyndi, era a combinação perfeita para Hazard sair do ostracismo. 

Rick decidiu mostrar Girls Just Want To Have Fun para Cyndi e logo em seguida apresenta-la ao compositor. Cyndi adorou a música, e assim que se encontraram, ela propôs que a letra fosse ajustada à sua perspectiva feminina. Hazard concordou. Sobre este episódio, Hazard, em uma entrevista em 1986 dada ao jornal The Morning Call, disse: “Eu mudei todos os versos por telefone com ela. Originalmente, era do ponto de vista de um cara. Tivemos que fazer muitas mudanças de gênero. Ela pegou o primeiro e o segundo versos e as trocou de posição. Por que ela fez isto? Eu não tenho a mínima ideia. Melodicamente era a mesma coisa”.

Hazard tocou Girls Just Want To Have Fun com várias bandas de rock inclusive com a Robert Hazard and The Heroes. Uma fita demo da música tocada em college radios da Philadelphia foi uma das mais solicitadas em 1979. "Era rock'n'roll direto. Rick Chertoff produziu e a fez uma música dos anos 80, colocando muita eletrônica. Adoro o que ele fez com ela", disse Hazard na mesma entrevista dada em 1986.


Certa ocasião Lauper reivindicou os créditos como compositora de Girls Just Want To Have Fun, o que obviamente deixou Hazard muito ofendido. "Na verdade, ela teve a coragem de dizer em entrevistas que escreveu parte dela. Enviámos a ela uma ordem de cessar e desistir. Tudo o que ela fez foi vir até mim com uma modificação em uma frase. Eu originalmente a escrevi assim: 'All my girls are going to walk in the sun.' E a frase dela era: 'I want to be the one to walk in the sun'. A versão original era um cara falando sobre suas namoradas. Uma mudança de gênero é uma coisa comum em covers e ninguém toma créditos por isso", lembrou Hazard.

Enquanto Girls Just Want To Have Fun subia nas paradas em 1984 com Cyndi Lauper, o primeiro álbum de Hazard pela RCA, Wing Of Fire, era lançado e despencava ladeira abaixo nas paradas musicais. Hazard chegou percorrer os EUA, gravou um vídeo clipe, mas Wing Of Fire o enterrou de vez como artista.

O final da história é que Cyndi Lauper ganhou todos os prêmios possíveis com Girls Just Want To Have. Ela levou todos os louros. Para Robert Hazard, escrever um sucesso provou ser uma bênção e ao mesmo tempo uma maldição. Com todos os royalties ganhos como compositor – que supostamente alcançou a marca de 1 milhão de dólares nos anos 90 – Robert Hazard ficou rico e faleceu em 2008 aos 59 anos de idade. Infelizmente, muitos irão se lembrar de Lauper com Girls Just Want To Have Fun, mas poucas pessoas no mundo se lembrarão Hazard como um grande compositor dessa canção.

Fontes:

MORRISON, John. Philly rock legend Robert Hazard diest at 59 - The Philadelphia Inquirer. Disponível em: https://www.inquirer.com/philly/hp/news_update/20080807_Philly_rock_legend_Robert_Hazard_dies_at_59.html - acessado em 03 de Novembro de 2019

WILLISTEIN, Paul. Robert Hazard Sets The Record Straight - The Morning Call. Disponível em: https://www.mcall.com/news/mc-xpm-1986-11-22-2549687-story.html - acessado em 03 de Novembro de 2019

Autor Desconhecido. Obituary: Robert Hazard, American musician famed for Girls Just Want To Have Fun - The Guardian. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/2008/sep/22/popandrock.usa - acessado em 03 de Novembro de 2019

Autor Desconhecido. Obituary: Robert Hazard, 'Girls Just Want To Have Fun' writer - The Independent. Disponível em: https://www.independent.co.uk/news/obituaries/robert-hazard-girls-just-want-to-have-fun-writer-899005.html - acessado em 03 de Novembro de 2019

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.