0175 - Brasil - Gal Costa [1988]


Cazuza (Agenor de Miranda Araújo Neto) nasceu em 1958 no Rio de Janeiro e morreu na mesma cidade em 1990. Sua vida e carreira artísticas foram breves, porém intensas. Cazuza fez parte da inventiva cena do rock brasileiro dos anos 80, primeiramente como vocalista e principal compositor, ao lado de Roberto Frejat, do Barão Vermelho (entre 1982 e 1985) e em seguida, em carreira solo.

Seu terceiro álbum, Ideologia lançado em 1988 foi um grande sucesso sendo considerado, inclusive, como o seu melhor trabalho. Entre as canções mais conhecidas estão, além da faixa título, Faz parte do meu show e Brasil.

Dizem as más línguas que Brasil foi uma tentativa de emular a canção "protesto" de Renato Russo, Que país é esse? (do álbum de mesmo nome da Legião Urbana, lançado no ano anterior). O jeito debochado e único de Cazuza cantar e dizer o que pensa faz com que essas duas músicas se aproximem sim, talvez mais pelo tema: uma declaração de amor e ódio pelo país e tudo isso "que os homens armaram" e que aí está. "Brasil, mostra tua cara" acabou virando uma frase-chave para o descontentamento, a falta de referências (Ideologia: eu quero uma pra viver) da juventude do final dos anos 80 - os anos 80, a geração perdida. E alguém lembrou dos cara-pintadas? - e o desejo de mudança, de se ter algo positivo e consistente por que lutar. Cabe lembrar que a primeira eleição direta para Presidente da República depois da ditadura militar seria em novembro de 1989.


Ainda em 1988, Brasil foi regravada por Gal Costa para ser o tema de abertura da novela Vale Tudo da TV Globo.


Gal Costa (Maria da Graça Costa Penna Burgos) nasceu em 1945 em Salvador. É considerada uma das grandes cantoras da MPB. Gal participou do movimento Tropicália nos anos 1960 e foi intérprete de grandes compositores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Roberto e Erasmo, Dorival Caymmi, Chico Buarque, etc.

É interessante o fato de que Gal também havia gravado uma versão de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso (canção essa que já foi eleita como a melhor música brasileira de todos os tempos... enfim, certamente é uma de nossas músicas mais conhecidas internacionalmente), que fala das belezas naturais e do povo maravilhoso dessa terra. O arranjo de Brasil na gravação de Gal faz lembrar esse tipo de canção, adicionando elementos de ritmos brasileiros como samba ao retrato rock´n roll pintado por Cazuza.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Nossa, abertura da novela Vale Tudo...Eu me lembro...
    To véio

    ResponderExcluir
  2. uaahahah eu tb lembro de cenas da novela rs tipo a raquel rasgando o vestido da maria de fátima ou "quem matou odete roitman" rs

    ResponderExcluir