0243 - I Started A Joke - Faith No More [1995]

Barry, Robin e Maurice Gibbs estão entre os irmãos com a carreira mais bem sucedida do mundo da música. Afinal, eles formaram um dos grupos que nossos pais mais ouviram durante a adolescência e juventude: Bee Gees. Formado em 1958, enquanto a família vivia na Austrália, o trio de origem inglesa voltou para a Inglaterra quando a fama estava ascendente, em 1967. No ano seguinte, lançaram a memorável I Started A Joke. Em 2003, com a morte de Maurice, o Bee Gees chegou ao fim, mas os ânimos dos irmãos remanescentes inspirou uma volta em 2009, e vira e mexe Barry e Robin se apresentam sozinhos no melhor estilo "carreira solo".

A bela letra da música, aliás, inspirou um dos melhores momentos (senão o melhor) do filme O Vencedor (2010, dir. David O. Russell). Não é qualquer canção que seria capaz de render uma cena tão emotiva, apoiada também nas atuações de Christian Bale e Melissa Leo.


E lá se vai meu preconceito ao assistir à ótima performance do vídeo incorporado abaixo.


Nunca fui fã de Faith No More. Ouvi algumas coisas da banda, mas o estilo das músicas (um hard core alternativo) nunca fez a minha cabeça. Porém, considero o Mike Patton um ótimo vocalista - e isso não posso negar. Ainda mais depois de ouvir a cover dessa famosa canção do Bee Gees (lembre-se de que a banda já havia feito uma versão surpreendente para Easy, do grupo The Commodores).

Quando o clipe passava na MTV, eu gostava de assisti-lo e ficava impressionada com a performance do ator que dubla, algo que remete, para nós brasileiros, o Pablo do Qual é a música?. Alguns anos depois, o clipe ficou melhor ainda - mais tosco e também porque meu nível de inglês está muito melhor. Sem contar que é curioso reconhecer o ator britânico Martin Freeman (de paletó cinza), futuro Bilbo Baggins de O Hobbit e que pode ser visto também em Simplesmente Amor, Guia do Mochileiro das Galáxias e na altamente recomendável série da BBC Sherlock, na qual interpreta John Watson.

A cover em si ficou com cara de música de videokê, pois o que se destaca mesmo é a voz de Patton, que alcança notas altas com uma facilidade impressionante. I Started A Joke foi lançada como lado B do single Digging the Grave, faixa originalmente lançada em King for a Day... Fool for a Lifetime, de 1995. Três anos depois, a cover foi relançada na coletânea Who Cares a Lot? The Greatest Hits, de 1998 - ano no qual o videoclipe foi filmado e lançado.


Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.