Cover Playlist - Lança Perfume de Rita Lee em hebraico, italiano, espanhol, francês e alemão


Há pouco menos de 1 ano, a extraordinária Rita Lee Jones partiu deste plano terrestre e físico. Porém, dentro de cada um dos fãs e admiradores de seu trabalho, é como se ela ainda estivesse aqui. E na verdade, está! Sua música, sua arte, viverá para sempre. 

Da sua extensa lista de hits, um que vive eternamente em nossa memória é certamente Lança Perfurme

Lançado no disco de 1980 intitulado Rita Lee, Lança Perfume foi o principal sucesso daquele disco. Comercializada também como single no continente europeu, Japão e nos EUA – onde ficou por duas semanas seguidas na 70ª posição no chart Dance Club Songs da Billboard – Lança Perfume acabou sem querer se tornando uma espécie de nome alternativo desse oitavo trabalho de estúdio de Rita – o primeiro de sua longa parceria com seu marido Roberto de Carvalho

Além estourar por todo o Brasil, você sabia que Lança Perfume recebeu várias adaptações para outros idiomas? Pois é,  podemos dizer que Lança Perfume gerou um verdadeiro carnaval mundo afora, provando que nossa Rita Lee também alcançou reconhecimento ao redor do mundo. 

E como uma espécie de homenagem e admiração a esta artista inigualável, relembramos aqui 5 versões internacionais deste grandioso sucesso.

01 - Question de Choix - Herni Salvador [1981]
O single de Lança Perfume vendeu até hoje mais de 200 mil cópias só na França, onde permaneceu por vários meses no topo das paradas durante o ano de 1981. Até por isto, uma das primeiras adaptações de Lança Perfume para um outro idioma foi justamente para o francês, feita pela compositora Sarah Touati interpretada pelo cantor Henri Salvador. A adaptação foi intitulada Question de Choix (literalmente Questão de Escolha) e fala de um rapaz que se sente traído por suas namoradas e desiludido com o amor – uma temática totalmente distinta da música original, que fala de sexo de forma simples e gostosa de se ouvir, relembrando os carnavais com lança perfume de outrora


02 - Baila Conmigo - Miami Sound Machine [1981]
Também de 1981 é a adaptação Baila Conmigo, uma versão em espanhol de Lança Perfume feita pela compositora e cantora Gloria Estefan - não confundir com a música Baila Comigo da Rita Lee. Nesta época, Gloria era uma das vocalistas do grupo latino norte-americano Miami Sound Machine (MSM). Em 2020, Gloria lançou o disco Brazil305, o décimo quarto álbum de sua carreira solo, e deu uma entrevista para Rolling Stone falando de seu amor pela música brasileira e comentou sobre o sucesso de Baila Conmigo com o MSM e citou erroneamente que a música foi lançada em 1983 no álbum Rio. Mas pelas pesquisas que fizemos, a versão de Lança Perfume de Gloria com o MSM foi mesmo lançada em 1981 como single e fez parte do álbum Otra Vez, que obteve um enorme sucesso por toda a América Latina. 


03 - Spera, Aspetta e Spera - Raffaela Carrà [1983]
Em 1983 a cantora, atriz e apresentadora Raffaela Carrà nascida em Bolonha na Itália lançou a música Spera, Aspetta e Spera (literalmente Espere, Espere, Espere), uma adaptação para o italiano de Lança Perfume feita pelo compositor e cantor Cristiano Malgioglio. Lançada no disco Fatalità, que também contava uma outra adaptação de música brasileira para o italiano chamada Innamorata, originalmente conhecida como Cama e Mesa, grande sucesso de Roberto e Erasmo Carlos, Spera, Aspetta e Spera também foi lançada como lado B do single Que Dolor lançado em 1984 por Raffaela, que acabou alcançando a 21ª posição das paradas de sucesso italianas. 


04 - לילה של בושם - Yael Levy [1984]
A cantora israelense Yael Levy gravou em 1984 uma adaptação para o hebraico de Lança Perfume. Com o título que pode ser traduzido como Uma Noite de Perfume – título original לילה של בושם – ela foi colocada como faixa de abertura do disco Love Toy, que obteve sucesso da crítica musical israelense, porém não obteve a mesma aclamação por parte do público. 


05 - Bargeld Amore - Lost Gringos [1983]
Lost Gringos foi uma banda alemã de new wave, que gravou e lançou a maior parte de sua discografia entre 1982 e 1985. É justamente deste prolífico período, que a banda que adaptou Lança Perfume para o idioma alemão. Intitulado "Bargeld Amore" (que numa tradução literal significa "Dinheiro Amor"), a adaptação para o alemão ficou a cargo de Eberhardt Steinkrüger e F. Fenstermacher, membros do Lost Gringos. 


E aí, vocês conheciam todas essas versões? Comente se você conhece outra versão de Lança Perfume num idioma que não foi apresentado aqui nese post. Muito obrigado!

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.