Melhores Covers de 2010: [20 - 11]


20 – Wrote A Song For Everyone – Mavis Staples e Jeff Tweedy
Original: Creedence Clearwater Revival
Mavis Staples foi e continua sendo um do maiores nomes do R&B norte americano. Aos 71 anos de idade, Mavis continua com uma voz linda e potente. Neste ano, com a colaboração de Jeff Tweedy do Wilco, a cantora conhecida por ser a voz das canções pela luta dos direitos civis norte americano gravou You’re Not Alone, um disco repleto de covers, entre elas uma versão de Wrote A Song For Everyone, faixa originalmente lançada no disco Green River da banda Creedence Clearwater Revival. No vídeo, podemos apreciar Tweedy e Mavis sem os aparatos tecnológicos, apenas voz e violão, comprovando que ambos estão em boa forma.


19 – While My Guitar Gently Weeps – Santana feat. India.Arie
Original: The Beatles
O grande guitarrista mexicano Carlos Santana lançou em Setembro último um novo disco intitulado Guitar Heaven – The Greatest Guitar Classics Of All Time. Se a idéia do trabalho é reunir os melhores riffs de guitarra de todos os tempos do rock num único disco, While My Guitar Gently Weeps, composição do talentosíssimo guitarrista e compositor dos Beatles, George Harrison não poderia estar ausente. O cover de Santana traz nos vocais a cantora norte-americana de soul e R&B India.Arie, que é provavelmente a primeira mulher a re-interpretar oficialmente esta belíssima canção.


18 – Time of the Season – Paul Weller
Original: The Zombies
A versão de Time of the Season de Paul Weller foi gravada em 8 de Setembro no programa de Simon Mayo Radio Show na BBC Radio 2. O clássico atemporal do Zombies é inigualável. Contudo Paul foi "corajoso" e colocou seu talento soul com pitadas de rock e folk para deixá-la bem palatável numa rotação acústica.


17 – Back In Black – Nic Cester e Muse
Original: AC/DC
O Muse se apresentou no Big Day Out, festival que acontece anualmente na Austrália. No show realizado em Sydney, a banda fez uma cover de Back In Black e chamou o vocalista do Jet, Nic Cester, para interpretar Back In Black, um dos maiores hits da banda australiana AC/DC. Sem medo de ficar rouco para sempre, Nic Cester praticamente encarnou Brian Johnson em palco. E Matthew Bellamy por sua vez, teve uma noite de Angus Young.


16 – Fools Rush In – She & Him
Original: Bob Crosby & His Orchestra
Zooey Deschanel, a belíssima cantora do She &Him, casada com Ben Gibbard vocalista do Death Cab For Cutie, dá um toque todo especial com sua voz para a antiga canção lançada originalmente em 1940 por Bob Crosby & His Orchestra. Antes dela, outras cantoras como Etta James e Doris Day já haviam gravado versões para Fools Rush In. Mas nenhuma delas gravaram versões tão intimistas quanto esta.


15 – Enjoy The Silence – Nada Surf
Original: Depeche Mode
O Nada Surf sempre gostou de uma cover. Em 2004, durante a mini-turnê pelo Brasil, o set list da banda sempre contava com uma cover de Love Will Tear Us Apart do Joy Division. Desde então, a banda gravou várias covers e neste ano foi lançado o disco If I Had a Hi-Fi que contém 12 versões de canções que influenciaram a banda. Entre elas, uma re-interpretação de Enjoy The Silience do Depeche Mode, mais rápida e sem as batidas eletrônicas da versão original.


14 – Yellow Submarine – Silverchair
Original: The Beatles
Onde estava o Silverchair? De repente em 2010, eis que surge Daniel Johns com barba e cabelo curtinho – sem aquele cabelinho liso caindo sobre os olhos, do tipo grunge anos 90 – cantando Yellow Submarine num programa de rádio australiano. É estranho ouvi-los tocarem este clássico dos Beatles quando estávamos acostumados com canções como Cemetery ou Ana’s Song. É estranho ouvir Daniel com uma voz mais grave. Enfim, tudo muito estranho, mas esta versão ficou bem interessante, com mais peso, e sem os metais e os mesmos efeitos especiais existentes na original.


13 – Goin’ Back – Phil Collins
Original: Dusty Springfield
Essa primeira década não foi nada fácil para Phil Collins. Com o diagnóstico de perda de audição do ouvido do lado direito, somando-se a cirurgia para corrigir o deslocamento de uma vértebra ocorrido durante a turnê de retorno do Genesis em 2009, Collins se viu obrigado não tocar bateria ou piano. Mas este cenário não forçou sua aposentadoria do mundo da música. Pelo contrário, em 2010, Collins lançou o excelente disco Going Back, que contém 18 covers de canções que resgatam várias pérolas da Soul Music, principalmente aquelas produzidas na lendária gravadora Motown. Entre as versões, uma clássica re-interpretação de Goin’ Back, sucesso na voz da cantora Dusty Springfield.


12 – Everybody Wants Rule The World – Ted Leo And The Pharmacists
Original: Tears For Fears
Na linha mais “garageira” do rock independente americano, a banda Ted Leo And The Pharmacists, lançou neste ano o bom disco The Brutalist Bricks, o sexto de sua carreira de quase 11 anos. O bom reconhecimento deste trabalho por parte da mídia especializada levou a A.V.Club convidá-los para gravar uma versão para o projeto Undercover. E a música escolhida pelo grupo foi Everybody Wants Rule The World do Tears For Fears, que segundo o próprio Ted Leo era a música que ele mais gostava de ouvir dentro do carro de seu pai.


11 – Hay Un Amigo En Mí – Gipsy Kings
Original: Randy Newman e Lyle Lovett
No terceiro filme da série Toy Story, o herói das galáxias, Buzz Lightyear, tem seu sistema re-configurado para o idioma espanhol. Para não deixá-lo triste, a Disney encomendou uma adaptação em espanhol da canção You’ve Got A Friend In Me para o grupo de música cigana flamenca Gipsy Kings. Mas você só conseguirá ouvir esta versão se ficar atento aos créditos finais do filme. Nele Buzz e Jessie dança um pasodoble ao som desta música. Aqui trouxemos outro momento com Gipsy Kings apresentando Hay Un Amigo Em Mí num programa de TV norte-americano chamado Dancing With The Stars.


Best Covers of 2010: [20-11] | [10-01]

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.