0265 - Pensando Nela - Golden Boys [1967]

As versões em português de músicas originalmente compostas em outros idiomas nem sempre acabam apresentando o mesmo sentido das originais. Isto é plenamente compreensível pois muitas vezes é necessário malabarismos líricos para adaptar a letra à melodia.

Aqui mesmo no 1001 Covers já apresentamos versões brasileiras de canções internacionais que são praticamente um tradução da letra original, como é o caso da música Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones, adaptada pelo jornalista Brancato Júnior e interpretada pelo grupo Os Incríveis. Mas já publicamos também a versões menos “fiéis” ao enredo original, como é o caso de I Should Be So Lucky originalmente gravada por Kylie Minogue, que aqui no Brasil foi adaptada pelo jornalista Tom Leão e ganhou o título Acho Que Sou Louca com a gravação feita pela Simony.

O cover tema deste post cai no caso das menos fiéis. A música Bus Stop, um grande sucesso lançado originalmente pela banda The Hollies em 1966, foi adaptada para o português por Rossini Pinto e recebeu o título Pensando Nela, gravada em 1967 por um dos grupos mais importantes da Jovem Guarda, os Golden Boys.

Na versão original dos Hollies, a grudenta melodia de Bus Stop, composta por Graham Gouldman (cantor e compositor inglês que anos mais tarde seria membro da lendária banda 10cc), conta a estorinha de um rapaz que conquistou seu amor graças a sua ação de dividir o guarda-chuva com uma moça num ponto de ônibus num dia chuvoso.


Curiosamente, em Pensando Nela o personagem principal conta ter ajudado a moça pela qual se apaixonou num dia de chuva no ponto de ônibus, mas apesar disso, ela nem ligou muito para tal cavalheirismo.

Confesso que por muito tempo não soube que Pensando Nela era na verdade um cover. Aliás, só descobri isto graças a canção Creep do Radiohead, que possui uma melodia muito similar a outra música do Hollies, The Air That I Breathe. Gostei tanto de The Air That I Breathe que fui procurar por mais canções dos Hollies. E sem querer me deparei com Bus Stop.

Gostava muito da estória de que Pensando Nela era totalmente Made In Brazil, fruto da grande influência dos Beatles e dos Rolling Stones sobre a Jovem Guarda. Mas mesmo não sendo 100% original, é preciso ressaltar a qualidade da versão feita por Rossini Pinto, que com inteligência adaptou a letra sem deixa-la grotescamente ridícula e blasé como acontece em algumas versões. E, claro, destacar a brilhante interpretação vocal dos Golden Boys.


BONUS TRACK: Em 1998, a querida banda gaúcha Graforréia Xilarmônica gravou sua versão de Pensando Nela para o disco Chapinhas de Ouro lançado pelo pequeno selo Zoon Records:

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.